Projeto
Empregadorismo
5ª EDIÇÃO
Com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ, a Mawon promove a 5ª Edição do projeto Empregadorismo (Programa: E_37/2021FI - Categoria A - Favela Inteligente - 2021 - Projeto: Empregadorismo). O projeto é uma oportunidade de geração de renda para migrantes e brasileiros residentes na cidade da Rocinha.
O projeto começa com uma trilha comum de aprendizagem e divide-se em dois eixos: empregabilidade e empreendedorismo. Empregabilidade para apoiar os migrantes e os brasileiros no acesso ao mercado de trabalho formal e o empreendedorismo voltado para o desenvolvimento de empreendimentos, tanto na fase inicial quanto para escalar seus negócios.
Atividades realizadas
ATENDIMENTO SOCIOJURÍDICO
Todos os participantes e seus familiares têm suporte sociojurídico de advogados a fim de garantir o acesso à documentação do migrante ou refugiado para que possa exercer integralmente seus direitos civis no Brasil.
AULAS ONLINE
O programa de ensino combina aulas presenciais e online, com a maior parte do conteúdo sendo fornecido através da Educação à Distância (EAD). A didática é planejada para permitir que os alunos aprendam de forma autônoma. Além disso, são oferecidos tutorias, mentorias e encontros para elucidar dúvidas em grupos reduzidos. A estrutura pedagógica é desenvolvida por profissionais renomados, proporcionando um conteúdo exclusivo que combina aspectos culturais com conhecimentos e ferramentas relevantes para o empreendedorismo e a empregabilidade.
Trilha Empreendedora
MENTORIAS DE NEGÓCIO
Sessões de mentorias em pequenos grupos, nas quais os migrantes e refugiados fazem exercícios para fixar o conteúdo exposto e discutem as formas de aplicação desse conhecimento.
Trilha Empregabilidade
MENTORIAS DE CARREIRA & ACESSO AO MERCADO DE TRABALHO
Sessões de mentorias em grupo, nas quais os migrantes fazem exercícios para fixar o conteúdo exposto e discutem as formas de aplicação desse conhecimento. Além do conteúdo programático, os participantes têm sessões de mentorias com direcionamento de carreira e/ou orientações para conquistar o emprego.
Candidatos inscritos
94
Candidatos selecionados (46 Mulheres e 16 Homens)
50
Empreendedores
12
Trabalhadores formais
15
Nacionalidades representadas
(Argentina, Brasil, Colômbia, Peru, República Democrática do Congo e Venezuela)